EVENTOS E SIMULADOS

EVENTOS E SIMULADOS
Simulados de emergência

domingo, 4 de setembro de 2011

Defesa Civil forma turma de Corpo de Voluntários pioneiro na Região Metropolitana de Campinas


formatura_voluntarios_defesa_civil
A Defesa Civil de Valinhos, ligada ao Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura, formou no último dia 26, sexta-feira, a primeira turma do Corpo de Voluntários. Trinta participantes receberam os diplomas do programa, criado em maio do ano passado e cuja iniciativa é pioneira na RMC (Região Metropolitana de Campinas). A entrega dos certificados foi no Paço Municipal na presença do vice-prefeito, eng. Moysés, que é presidente da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), e representou o prefeito Marcos José da Silva na cerimônia.
    Participaram ainda do evento os secretários de Defesa do Cidadão, Ruyrillo Pedro de Magalhães, e de Esportes e Lazer, professor Rai; o Delegado de Polícia, dr. Júlio César Brugnoli; o diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, Eduardo Matias; a coordenadora da Defesa Civil de Itatiba, Leila Reicaman Cavallaro; e o empresário Roberto Matteelli, da Rom Master, empresa parceira da Defesa Civil e que integra o PAM (Plano de Auxílio Mútuo); além dos familiares dos voluntários formados.
    "Tenho certeza que vocês voluntários estão prontos para atender em qualquer emergência. A Defesa Civil de Valinhos tem se preocupado em conscientizar a comunidade sobre a importância da participação de todos, e não só do poder público, na responsabilidade de prevenir situações de riscos e de colaborar", disse Moysés ao destacar ainda a força do voluntariado no município.
    "A formação deste Corpo de Voluntários é de extrema importância. São nos momentos de dificuldades que percebemos a solidariedade das pessoas. Felizmente podemos dizer que essas características fazem a diferença em Valinhos. Além de termos qualidade de vida, nosso povo é solidário e está sempre disposto a ajudar o próximo, seja do nosso município, como de outras cidades e estados", ressaltou Moysés, ao se referir, por exemplo, às campanhas solidárias realizadas pelo órgão, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade, em prol das vítimas de chuvas na região e nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e no nordeste do país.
    Segundo o diretor Eduardo Matias, o Corpo recebeu treinamento com especialistas de diversas áreas e durante quatro meses para atuar tanto na prevenção de desastres e catástrofes, quanto no socorro e assistência às vítimas, além da recuperação do município em situações de urgência e calamidade pública. "Os voluntários irão contribuir em apoio aos órgãos competentes que realizam o socorro, como o Corpo de Bombeiros, profissionais da área da Saúde e da própria Defesa Civil", explicou.
    A voluntária Mara Guidi Matteelli, de 27 anos, disse que estará disposta a colaborar. "Sempre estarei pronta para atuar, independentemente de horário. A criação deste Corpo de Voluntários foi uma atitude muito importante para envolver o próprio cidadão na melhoraria da cidade. Como voluntária, posso ajudar a prevenir acidentes e problemas ao meio ambiente. Aprendi muito com as palestras e ficarei ainda mais atenta e ativa", disse a também empresária da Rom Master.
    O enfermeiro Guilherme Bastos Vieira de Moraes, 25 anos e morador de Campinas, foi outro que fez questão de participar. "Assim que soube da formação do Corpo, no ano passado, passei a participar de todas as reuniões. Esta iniciativa de Valinhos é um exemplo que deve ser seguido por outros municípios. Estou muito contente de ter me formado, pois vou poder ajudar tanto os valinhenses, como quem mora em Campinas, passando as informações para frente e ajudando em casos de emergência de forma correta", falou.

Outras ações
    O Corpo de Voluntários se soma a outras ações pioneiras da Defesa Civil de Valinhos no Estado visando a prevenção e atendimento de ocorrências. Entre elas estão o PAM (Plano de Auxílio Mútuo), instituído em 2005, e que reúne empresas, secretarias municipais e Corpo de Bombeiros no atendimento de ocorrências de grande porte, e o programa Agente Mirim de Defesa Civil criado em 2007 e que já formou 475 alunos dos 4º e 5º anos das escolas do Jardim do Lago, Reforma Agrária e Jardim São Marcos. Atualmente, o Agente Mirim atende a outros 181 alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Cecília Meirelles, do Jardim Novo Mundo, e que se formarão nesta sexta-feira, dia 2 de setembro.
Fonte: http://www.valinhos.sp.gov.br
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua opinião ela é muito importante para melhoria de nossas postagens.