EVENTOS E SIMULADOS

EVENTOS E SIMULADOS
Simulados de emergência

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

NOTÍCIAS SOBRE O 1° ENCONTRO DO PAM`S

Site da Defesa Civil enfatiza a importância do 1° Encontro dos PAM`s que aconteceu em Araucária. Confira abaixo na reportagem da Jornalista Marcia Santos.


Corpo de Bombeiros promove encontro com profissionais de segurança de empresas de Curitiba e RMC


O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, juntamente com outras instituições público-privadas, promoveu o 1º Encontro do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), nesta sexta-feira (26), na Refinaria Getúlio Vargas, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Neste evento os setores de segurança de empresas de Curitiba e Região Metropolitana debatem temas voltados para a prevenção e ações de emergências, através do emprego de suas respectivas brigadas de incêndio.

“O Corpo de Bombeiros serviu como um elo de integração para fomentar as boas práticas e em função do excelente trabalho que está sendo desenvolvido pelos PAMs, em especial em Araucária, nós estamos quase como coadjuvantes, mas ficamos satisfeitos com isso, por que esse é o objetivo”, afirma o Coordenador Regional da Defesa Civil, tenente-coronel Fábio Mariano de Oliveira.

Os PAMs, de acordo com o tenente-coronel, fazem parte de um projeto em que as Brigadas de Incêndios das empresas agem de forma complementar para que se estabeleçam linhas de ações comuns entre todas. “Realmente nós podemos dizer que acontece uma integração fundamental na questão de defesa civil, pois aqui participam o Governo do Paraná, através do Corpo de Bombeiro e Polícia Militar; os órgãos de Segurança Pública Municipais, Guarda Municipal; Secretarias Municipais de Segurança e Trabalho; e as empresas”, disse Oliveira.

“É essencial que haja essa integração entre poder público e as empresas para que nós possamos fazer a prevenção, a preparação e a resposta caso haja emergências nestes locais”, destaca o tenente-coronel. Participaram do evento, representantes das PAM's de Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Araucária e Cidade Industrial de Curitiba.

Para o Secretário de Segurança de Araucária, Élcio Felipe Fuscolin, este evento é de suma importância para catalisar as experiências dos PAM's e desenvolver uma força tarefa na prevenção de incidentes. “Para nós é uma satisfação muito grande receber esse encontro para trocarmos as nossas experiências, também as nossas dúvidas, sempre com o objetivo de que, no momento em que estiver ocorrendo um ato lesivo ao ambiente, por exemplo, todos os PAM's saibam as suas verdadeiras incumbências, as suas responsabilidades, assim como também o poder público municipal”, salientou.

Em Araucária, o PAM está funcionando desde 2004. “Nós realizamos reuniões mensais com as empresas envolvidas, conhecendo os riscos e as suas qualidades dentro destes locais, para em casos de emergências maiores, estejamos preparados para atendê-las”, disse Coordenador do PAM da cidade e do Núcleo de Defesa Civil, Ualisson Dias. “É uma integração e essa união faz com que fiquemos cada vez mais forte”, completa.

Já no bairro Cidade Industrial de Curitiba, o coordenador do PAM, Silvio Fajarto, com 20 empresas participantes, o trabalho está sendo desenvolvido há três anos. “Neste tipo de evento, nós podemos unir forças para quando nós precisarmos para combater uma emergência ou pelo menos minimizá-la para a atuação do Corpo de Bombeiros”, destacou.

PRÁTICA – Segundo o tenente-coronel Fábio, as PAMs são baseadas em um estatuto e a empresa, além de disponibilizar os profissionais de segurança para participar das reuniões, precisa estar em conformidade com as normas do Corpo de Bombeiros.

São definidas agendas de simulados de atividades práticas, como por exemplo, situações envolvendo produtos químicos ou incêndios, que precisam ser cumpridas para a apresentação de resultados. “Assim é possível fazer uma avaliação da questão de segurança nas empresas e a integração com os órgãos públicos, em especial o Corpo de Bombeiros”, disse o tenente-coronel.

“Nós fazemos simulados de resgate com múltiplas vítimas, resgate em espaço confinado, vazamento de produtos químicos na rua rodovia e isso prepara o profissional para atuação em situações reais”, destacou Dias.
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua opinião ela é muito importante para melhoria de nossas postagens.